terça-feira, 4 de outubro de 2011

Soja

Ora bem, o meu estômago e o meu intestino não funcionam lá muito bem, tenho a cárdia incontinente, colite nervosa, síndrome do cólon irritável...e mais não sei o quê.
Isto tudo para dizer que, a conselho de uma homeopata, deixei de beber leite de vaca, iogurtes e diminuí consideravelmente os lactícinios. E que diferença boa!
Desde que só consumo "leite" e iogurtes de soja, que o meu estômago e o meu intestino acordam e deitam-se a bater palmas de alegria.



"A soja era utilizada na cozinha chinesa desde o século XI a.C, mas apenas no início do século XX chegou ao Ocidente.


É um grão da família das leguminosas, assim como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha. Sob o aspecto nutricional a soja é rica em proteínas de boa qualidade (possui de 35 a 40% proteínas de alto valor biológico – contendo os 10 aminoácidos essenciais em teor adequado, exceto a metionina), é eliminadora de radicais livres por conter antioxidantes, possui ácidos graxos poliinsaturados (ômega 6 – ácido linoléico – e ômega 3 – ácido linolênico) e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E, complexo B. Além disso, possui fibras, que são de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino e têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto pelo intestino, sem serem absorvidas.


A soja, além do próprio grão, pode ser consumida de várias maneiras, como extrato de soja, óleo de soja, tofu, missô, shoyo, lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e farinha de soja.


Muitos estudos atuais comprovam que o consumo de produtos à base de soja promovem benefícios, como:


- Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, cerca de 33% e aumenta o HDL (colesterol bom).


- Prevenção do câncer: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de câncer de mama, cólon e próstata.


- Menopausa: a soja atenua os suores noturnos e as ondas de calor.


- Osteoporose: o fitoestrogênio ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.


- Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.


- Arteriosclerose: a isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.

Consumo recomendado: 25 gramas de proteína de soja, que correspondem a 3 colheres de sopa de grão cozido, ou 1 xicara de chá de PTS ou ½ xícara de tofu.

Importante: o consumo de soja ou outros alimentos funcionais não garantem uma vida saudável se não forem incluídos no nosso dia-a-dia hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular."

in http://www.dicasdenutricao.com/2010/07/os-beneficios-da-soja.html
Photos in google

Um comentário:

Vanessa disse...

Acho que fazes muito bem! :)
O leite e seus derivados são a pior droga!
Já não bebo leite á mais de meio ano e nunca mais vou beber!
Experimenta bebida de aveia, eu consumo uma que vem em latas, em pó! é excelente!
Iniciei este ano o curso de homeopatia e estou a adorar! :)