segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quanto pesa uma estrela?


Á primeira vista parece um nome de um livro ou uma questão retórica assim mais para o poética...mas não. Pode mesmo pesar-se uma estrela.

Assim:

"Para pesar uma estrela situada a milhares de milhões de quilômetros não adiantam balanças. O astrofísico David Kipping, da Universidade de Harvard, descobriu que é possível calcular o peso exato de um astro usando uma lua.

Se a estrela tem um planeta, e este por sua vez tem um satélite, e ambos cruzam por diante da estrela, é possível saber muito desta estrela, incluindo o seu peso.

O processo não é simples. Em primeiro lugar há que averiguar a atenuação de luz do astro durante o trânsito do planeta e da lua. Deste modo são obtidas três medidas: os períodos orbitais de ambos os corpos, o tamanho relativo de suas órbitas em frente à estrela e o tamanho relativo do planeta e a lua em relação com a estrela.

- "Usando estes dados nas Leis de Kepler do Movimento Planetário podemos calcular diretamente a massa da estrela", esclarece Kipping, que faz questão de que o método só serve se existe uma lua no meio."


in www.ndig.com.br
Photo by natsubayashi in Deviantart


E esta?

Nenhum comentário: