sábado, 17 de outubro de 2009

Autoconhecimento



"O autoconhecimento é um processo lento que pede, antes de tudo, confiança. A espera necessária para alcançar aquilo que buscamos - uma profunda consciência acerca de quem, de facto, somos - só será suportada se existir dentro de nós a confiança de que a semente inevitavelmente germinará.

Se não estivermos preenchidos por essa certeza, nenhum resultado poderá ser obtido e desistiremos diante do primeiro obstáculo que surgir. E eles serão muitos, pois a mente coloca-nos inúmeras armadilhas para nos convencer de que viver sob seu domínio é a única forma de existência possível.

A confiança, porém, não pode vir acompanhada de ansiedade ou expectativa, porque estas constituem os principais entraves para um estado de relaxamento e paz. Aqueles que já se encontram nesse caminho, sabem que ao invés de ansiar pelo resultado final, devemos usufruir de cada instante que vivermos durante esta jornada, pois ela em si já se constitui numa grande bênção.

Se focarmos a nossa energia na ânsia por obter algum resultado, certamente deixaremos de apreciar os momentos preciosos que a vida vai colocando no nosso caminho. A serenidade e a alegria são os principais critérios para sabermos se estamos de facto no caminho de volta para nosso verdadeiro ser."

by Elisabeth Cavalcante



Photo by Shy-Too-Shy in Deviantart

Nenhum comentário: